noticias_bg

Arquivo

Crónica – Fase Final – J5 do Inatel

Kabuscorp 1-6 TFC

Campeão de Inverno?

Um final de tarde soalheiro materializava a tela perfeita para pintar o confronto entre os dois primeiros classificados desta fase final do Inatel da região de Lisboa.

Tal como no último fim de semana, César aplicaria apenas uma alteração com Coelho a recuperar o lugar de Minderico na esquerda da nossa linha defensiva.

Cirúrgico!

O mais atentos notarão uma maior estabilidade na escolhas da Comissão Técnica, e este onze titular tende a remeter para maiores índices de competitividade.  

Bem sabemos que alguns elementos da régie desvalorizam o conceito de “entradas fortes no jogo”, mas Mário e Simão entraram em campo determinados a comprovar a sua importância!

Logo aos dois minutos, na sequência de um lançamento lateral, há um alívio do Kabuscorp rebatido por outro nosso que cai à entrada da área, onde surge Mário, de forma astuta a pentear para Simão finalizar com classe por entre as pernas do guarda-redes rival.

Uma entrada muito forte no jogo!

No entanto, e sem nada o fazer prever, eis que, ao 11º minuto acontece o golo da igualdade do Kabuscorp. Livre lateral bem batido para um desvio no primeiro poste a apanhar a nossa linha zonal desprevenida bem como Dirkjan que, num reflexo de felino, ainda se faz ao lance, não conseguindo, todavia, pôr termo ao percurso da bola, que fez o seu caminho pelo meio de colegas e oponentes.

A acção partia assim para um período dividido e confuso, sendo o TFC o primeiro a criar perigo novamente. Aos 20’ livre tenso de Barros a pingar na pequena área, solicitando apenas um desvio, que nem Zédu nem Simão conseguem providenciar. Uma clara falha de comunicação entre os dois a resultar num perdida incrível para as cores azuis.

Seria já perto do intervalo que o Técnico voltaria a ameaçar. Aos 37’ lançamento lateral na esquerda, trabalho individual de Guiomar (que renderia Anjo, lesionado após choque de cabeça) a desembaraçar-se de dois oponentes e a meter em Pinto, que descobre muito bem o Barros no segundo poste. Barros consegue cabecear para defesa do Keeper, mas sofre uma cotovelada na continuação do lance. Mais um penalty evidente a favor do TFC que fica por assinalar.

Aos 40+1’ é Paixão a lançar longo (contra todas as expectativas) em Simão, este ultrapassa o seu oponente e após tabela com Guiomar, aplica uma trivela na área para Máriozinho forçar mais uma defesa incompleta ao Keeper do Kabuscorp. Na recarga o nosso Pichichi bisa e faz o 2-1 para o TFC. Um lance que, até para os espectadores nas bancadas, é evidentemente precedido de duplo momento de offside. Mais um lance para constar do precioso almanaque de arbitragem do 1º de Maio.

Nem inventado.

Dirkjan
Zédu
André
Paixão
Coelho
Anjo
Silva
Barros
Pinto
Simão
Mario(C)

César não queria ver a sua equipa retirar o pé do acelerador e dava um sinal claro de que a pressão era para manter no arranque da segunda metade. Rafa substituiria o nosso Capitão Mariozinho, autor de mais uma bela exibição, carimbada com ambas as assistências nos dois golos registados nos primeiros 40 minutos. Após uma época transacta meio apagada, confirma-se a subida de rendimento do avançado nesta época 2022/2023.

Aos veteranos, resta-lhes ficar com água na boca.

Melhor do que marcar aos 2 minutos da primeira só mesmo marcar também aos 2 minutos da segunda. Recorrendo à mesma tática já frutos tinha dado, Paixão bate na frente para Simão recolher e esperar por apoio no corredor esquerdo. Este solta posteriormente em Guiomar, que dribla pela lateral até que desfere trivela de sonho para Pinto finalizar em half volley para defesa atenta mas incompleta do GR contrário. Pinto não perdoaria na recarga! E estava feito o 3-1!

E cinco minutos depois viria o quarto! Aos 47’ Simão a faria o seu primeiro Hattrick ao serviço do TFC, após novo trabalho magistral de Guiomar que desta vez viria mesmo a conquistar a sua primeira assistência da época.

Tal como dizia João Gilberto, no peito dos desafinados também bate um coração!

O TFC mantinha a carga, asfixiando por completo uma equipa que até então não tinha qualquer golo sofrido em 4 jogos disputados nesta fase. E ainda antes dos 55 minutos de jogo, Simão assina o Poker, com mais uma distinta assistência de Barros! Era o delírio nas bancadas!

O jogo estava fechado, mas as entradas de Viegas, Inácio e Nuno ajudariam a manter a cadência. Aos 60’ Barros isola Rafa que é derrubado de forma clara quando já só tinha o Keeper do Kabuscorp pela frente. O amarelo mostrado pelo árbitro não faria minimamente jus àquilo que está expresso nas leis do jogo. Mais uma para o almanaque. Do livre resultaria apenas uma tentativa tímida de Paixão.

Bola rasteira, fraca, e ao lado. O pacote completo.

A fechar a contenda, e mesmo apesar de já estar em claras dificuldades desde o tal lance referido anteriormente, Rafa nunca dá uma por perdida, e correu de forma desenfreada e com um toque, retirou com mestria e simplicidade o guarda-redes adversário da equação, e quando todos esperariam que rematasse para a baliza deserta, eis que serve a chegada de Coelho no flanco oposto para uma das finalizações mais fáceis que o nosso Madeirense terá com a camisola do TFC.

Terminado o 5º jogo da primeira volta da Fase de Apuramento de Campeão, o TFC assume a liderança da competição. Todavia, o foco já está na Margem Sul, onde, no próximo domingo às 18:00 entrará em campo frente ao Vale de Milhaços.

Um daqueles jogos fora que ninguém vai querer perder!

#sempretecnico