clube

TÉCNICO FUTEBOL CLUBE


LOCALIZAÇÃO LISBOA

ANO 2017

ASSOCIADOS 120

O futebol é há muito tempo uma das modalidades desportivas mais populares do mundo e numa das faculdades de referência de Engenharia em Portugal e na Europa, isso não foi diferente.

Ainda a televisão era a preto e branco e já os estudantes se juntavam para formar a equipa universitária, disputando as competições ou torneios que aparecessem. A imagem de marca? A competitividade e sobretudo a camaradagem.

No seio de um amplo universo estudantil, a equipa universitária foi atravessando gerações e deixando a sua marca em Portugal, nomeadamente em Lisboa, por razões óbvias, mas também no estrangeiro onde ainda em meados de 80 já havia registos de viagens para torneios universitários nos arredores de Paris que acabaram por fazer história.

À medida que os anos foram avançando e com as competições a tornarem-se mais frequentes, e as condições para treinarem a aumentar, a história foi-se fazendo: Mercuriales em Paris, Campeonatos de Lisboa, Torneios da Queima de Coimbra, o Técnico acabava por se fazer representar em todo o lado. E a partir da década de 90, e sobretudo no início do novo século, também a equipa se foi fortalecendo estruturalmente, sem nunca perder o que sempre a guiou: a camaradagem, o companheirismo. Ficou mesmo célebre a frase de um Capitão já deste século que afirmou que “o Futebol do Técnico é demasiado a sério para ser a brincar, mas também muito a brincar para ser a sério”. Com esse fortalecimento foram aparecendo títulos, primeiro de forma esporádica, depois de forma mais regular. O legado foi-se formando e prolongando para a vida extra e pós-universitária.

No fim, restou a história, ficaram as memórias, e o já frisado legado. Mas a história que acabámos de referir, continua a ser feita: jogo a jogo, treino a treino, convívio a convívio. Porque agora é para sempre.

Corria o ano de 2017 quando, a 4 de Outubro, foi fundado o Técnico Futebol Clube. Nesse dia, conjugando-se a vontade e o desejo de prolongar uma amizade que datava dos tempos universitários, e a dedicação de onze fundadores, realizou-se no Salão Nobre do Instituto Superior Técnico a primeira Gala, simbolizando a fundação do clube, e contando com a presença de 80 intervenientes, entre atuais e antigos jogadores da equipa universitária: o elo que juntou os representantes das variadíssimas gerações presentes.

10 dias mais tarde, registou-se a primeira entrada em campo. No campo da Picheleira, nossa primeira casa para jogar, e para a primeira jornada do campeonato Sideline, o Técnico Futebol Clube venceu por 1-0 os ON4U, fazendo nesse dia história com um golo de Frederico Galão. A primeira época decorreu sem grandes notas de destaque, vista como uma época de integração para na época seguinte começar a nossa consolidação.

E assim foi, com a primeira conquista do Técnico Futebol Clube, que no início da segunda época de competição venceu o Torneio de Abertura Sideline. Durante a época 2018-2019, apesar dos objetivos desportivos não terem sido alcançados, sem qualquer troféu conquistado além do já mencionado, outros campos de intervenção Técnico Futebol Clube foram sendo conseguidos. Além da segunda gala e dum desenvolvimento comunicacional no que às redes sociais e criação de Newsletter diz respeito, o Técnico Futebol Clube começou a mostrar o seu lado social, algo que desde início fazia parte da ideia da fundação. E foi assim que, em colaboração com a Serve The City, se realizou o primeiro Torneio Comunitário no terreno do Sacavenense. De realçar também a participação em vários jantares comunitários. Para terminar a segunda época, mais um objetivo conseguido, com a participação no primeiro torneio internacional: o Celebreak em Barcelona foi o primeiro de muitos, foi um sucesso e a ambição de ter uma presença internacional anual está sempre presente.

A época 2019-2020, coincide com a legalização e formalização do clube enquanto Associação, eleição dos primeiros órgãos sociais e uma reestruturação de fundo na comunicação. Após o restyling do emblema, trabalho notável da Adsoul fruto da parceria com a Multivision, seguiu-se a uniformização da imagem. Realizou-se igualmente, desta feita no relvado da Alameda e já com a colaboração da Junta de Freguesia do Areeiro, o segundo torneio comunitário, e foi lançado ainda em forma embrionária, o projeto das escolinhas.

O futuro é risonho, os objetivos vão sendo cumpridos, e a ideia Técnico Futebol Clube veio para ficar. O resto, já sabem. basta aparecer.

Tiago Marques

Presidente

Mesa de Assembleia Geral

Mário Dias

Vogal

Vasco Fradinho

Vogal

Frederico Galão

Vogal

João Santos

Presidente

Direcção

Tiago Dias

Vogal

João Rino

Vogal

João Anjo

Suplente

Pedro Maia

Presidente

Conselho Fiscal

Gilberto Rodrigues

Vogal

Jonas Pereira

Vogal

Financeiro

João Rino

Futebol

Gilberto Rodrigues

Comunicação

Tiago Marques

Logística

João Anjo

Tecnologia

Jonas Pereira

apresentacao institucional
Apresentação Institucional
regulamento interno
Regulamento Interno