noticias_bg

Arquivo

Crónica – 1.ª Eliminatória Taça Inatel

ACAB 0-1 TFC

Um início de tarde soalheira marcava o arranque da Festa da Taça do Inatel no mítico palco do Catujal. Onde Os Amigos Com Amor à Bola (ACAB) nos receberam de braços abertos.

César optava por um onze ligeiramente diferente, com uma alteração em cada sector da equipa. No quadrante defensivo, Campa e Honrado, dois dos atletas com mais minutos no ano passado, faziam a sua estreia a titular na época 22/23. No miolo, Madeira entrava para o lugar do “caloiro” Rodrigo, e na frente Guiomar substituía o Capitão Máriozinho. Sendo assim era Anjo a carregar a braçadeira da equipa do Técnico!

A partida arrancou com uma ideia clara, a posse estaria do nosso lado e teríamos que ser nós a pacientemente encontrar os espaços para ferir o adversário.
E desde cedo se percebeu que o a parceria mais à direita, composta por Honrado-Viegas-Anjo-Pinto iria ser a mais utilizada para uma progressão eficaz no terreno.
No primeiro desenvolvimento ofensivo nesse flanco, Viegas combina com Pinto, Este serve Simao que cruza para a área mas a conclusão não aparece.
Logo após, Barros efectua um canto ao segundo pau para os ACAB cederem novo canto com algum aperto.
César estava bastante interventivo, exigindo a continuidade da pressão constante dos seus atletas.
Campa, num misto entre alívio e through ball, lança longo para Simão que acaba por não conseguir desviar perante a saída atenta do Keeper contrário.
Aos 20 minutos, Anjo, após ter sido admoestado com um amarelo, surge a isolar de forma imperial o Simão. Somente com o Keeper pela frente, não consegue abrir o activo. Depois do penalty desperdiçado no fim de semana passado, esta é ja a sua segunda Big Chance Missed.
Pouco depois, novo entendimento entre Viegas e Pinto, com passe atrasado e Simão a finalizar para óptima defesa do GR dos ACAB.
Cheirava a golo! E foi exatamente o que aconteceu.
Cortada longa de Honrado a solicitar a subida de Viegas pelo corredor, este cruza de primeira para Guiomar concluir na Six Yard Box.
Mesmo a terminar a primeira parte, nova bola longa de Honrado para a diagonal de Guiomar que ganha num primeiro momento, mas não consegue definir com exactidão. A bola sobra para Simão que com um excelente primeiro toque elimina o adversário, sendo posteriormente derrubado já dentro da área. O árbitro decide não apontar para a marca do penalty. Erro claro do trio de arbitragem.

HT 1-0

Campa;
Viegas, Honrado, Paixão, Telmo;
Anjo(C), Madeira, Barros;
Pinto, Simão, Guiomar;

Ao intervalo César mexe novamente no tabuleiro, lançando Minderico e Reis para os lugares de Anjo e Viegas.
E pela primeira vez assistimos a um entrada mais agressiva dos Amigos, com a conquista de 1 canto que levou algum perigo numa sucessão de duelos aéreos dentro da área do Técnico.
O jogo estava incaracterístico, mas o Técnico conseguia controlar os acontecimentos não permitindo grandes aproximações dos da casa à sua área.

Aos 54’ nova dupla alteração, com Guiomar e Madeira a darem lugar a Mário e Silva.
Os minutos passavam, num desafio combativo, muitas vezes mal jogado, mas com controlo aparente do TFC.
Até que já dentro dos últimos dez minutos, surge a grande oportunidade para os ACAB estabelecerem a igualdade. No entanto, e como tantas vezes no passado, Campa não o permitiu e fez a mancha perante o avançado dos Amigos.
Estava aqui o sinal de que o jogo ainda não estava ganho, e César fechava ainda mais a porta com a entrada de Maxi para o lugar do já esgotado Pinto.
O relógio tinha ordem para se deixar correr, e até final o Técnico conseguiu manter de forma mais consistente a posse, afastando assim qualquer perigo que pudesse surgir no período derradeiro do encontro.
Em cima do apito final, tempo ainda para Nuno substituir Paixão e permitir o aplauso da plateia a mais uma excelente exibição na posição central canhota da linha defensiva.

Conquistada a passagem à eliminatória seguinte da Taça Inatel, este jogo marcou ainda a conquista da primeira clean sheet da época.

#SempreTécnico